Manual básico de conduta para o mês de dezembro - 2 - versão 2023


Maria Avelina Fuhro Gastal




Este texto é uma revisão daquele publicado em 04/12/2022.

Achei oportuno publicar um pouco mais cedo, antes que dezembro comece.

Tópicos foram acrescidos, outros modificados. Embora dezembro aconteça todos os anos, a soma deles vai nos dando novas experiências para a formulação do manual.

Avaliação das metas propostas para o ano, planejamento para o ano que virá, confraternizações diversas, montagem da árvore de Natal, negociação para definir o local da ceia e a contribuição de cada um, lista de compra de presentes, IPVA, IPTU, profusão de amigos secretos. Último mês do ano, cansaço batendo nas alturas e, junto a tudo isso, um clima de festa e esperança que não encontra correspondência na rotina. Ficamos todos a um milímetro de perder as estribeiras.

Para não complicar o que já não é fácil, apesar da propaganda do Zaffari teimar em mostrar o contrário, preparei algumas dicas de sobrevivência com um mínimo de dignidade para o mês.

Novo tópico, não existente em 2022: definição do local da Ceia de Natal e da virada do ano.

Tente resolver a questão até o dia 05 de dezembro para dar tempo de amenizar as mágoas e os ressentimentos causados pela disputa do local. Diferenças familiares, dissabores, conflitos e até brigas tensionam a escolha. Evite trazer para a discussão rancores guardados ao longo do ano, ou da vida, alimentando problemas que, se não enfrentados até agora, não devem ser encarados no período de comunhão entre afetos, apesar das raivas acumuladas. Parta do princípio de que nem todos estarão presentes nos dias 24 ou 31. Aposte em alternativas, tais como Natal antecipado reunindo todos que, assim, estarão liberados para estar em outros locais no dia 24; brunch no dia 25, ou mande tudo às favas, avise que fará a ceia, peça confirmação para não sobrar nem faltar comida e relaxe.

Dia 31 nem precisa ser tão família assim. Brinde com quem estiver ao seu lado, consigo mesmo ou saia por aí até encontrar sua tribo.

Tópico 1(modificado): amigo secreto

Se você topou participar do amigo secreto, assumiu o risco de sortear um desafeto. Lembre-se: o momento da revelação dispensa sinceridade. Redefina seu sentimento pelo sorteado e utilize eufemismos nas pistas. Tentando tornar mais claro, você tirou alguém que acha ser antipático, insuportável, arrogante e traíra. Esqueça esses adjetivos e formule algo como: meu amigo secreto não tem um riso fácil, não costumamos dividir muitos momentos, tem muita certeza nas suas atitudes e sempre age de uma forma muito peculiar.

Aproveitamento de presente não apreciado requer alguns cuidados: tenha certeza de que não foi dado por alguém que estará presente, ou pior, se não foi dado pela própria pessoa que o receberá de volta. Sugiro sempre escrever o nome de quem deu nos presentes não utilizados e guardados para futuro aproveitamento.

Se houver lista de sugestões, antes de fazer a sua, lembre-se que é para confraternizar não para aliviar sua necessidade de consumo. Seja modesto, sem parecer que está taxando todos de pobretões, seja criativo, sem parecer excêntrico. Em último caso, analise os sinais aparentes de riqueza, tais como: ano do carro dos participantes, local de férias, se as roupas são de grife ou da Renner, CEP. Servem como pista sem nenhuma garantia, já que podem estar devendo as calças ou mais para manter a aparências.

Tópico 2 (modificado): Ceia de Natal

Quase sempre é um momento familiar, então preserve o porre para a virada do ano. E não comente as desavenças até a definição do local da ceia. Imbua-se do Espírito Natalino, sorria, abrace, se emocione, lacrimeje.

Entenda que alguns itens não são considerados como opção para contribuição para a ceia. Por exemplo, pé de alface não é salada, embalagem de batata palha não é considerada prato, caixa de Bis ou de bombom não é sobremesa.

Não reclame que o peru está seco. Com o preço dele, agradeça por estar tendo a oportunidade de saborear. Pelo mesmo motivo entenda e elogie se for servido um belo frango assado.

Esqueça qualquer comentário sobre a uva-passa.

Novo tópico não existente em 2022: playlist natalino

Mantenha-se nas clássicas. Sugiro “We wish you a Merry Christmas”, “Jingle Bell Rock”, “Santa Claus is coming to town”, “White Christmas”, “All I want for Christmas is you”. Não venha com ranço de que é tudo estrangeira. Papai Noel também é, usa roupa pesada para o nosso verão, anda de botas pretas enquanto estamos de sandálias e você o aceita desde criança.

Deixe a Simone para quando todos já tiverem bebido um pouco e baixado a guarda. Ao ouvir “Então é Natal...”, se abracem, esqueçam as discórdias sobre as comemorações até o próximo ano. Só estaremos livres delas se tivermos morrido. Elas são mais uma tradição de dezembro.

A partir daí, diversifique a playlist, invista em algo mais animado ou se prepare para oferecer antidepressivo aos convidados.

Tópico 3: Virada do ano (sem alterações)

Normalmente o clima é de superação, euforia e esperança. Deixe o ranço para o dia seguinte.

Evite misturar doze uvas, lentilha, salmão, porco. Dificilmente você garantirá que sua vida vá para a frente, provavelmente o único trajeto que você seguirá é entre a sala e o banheiro.

Se for levar bebida, leve o que gosta de beber. Não chegue com Polar para beber Heineken.

Mesmo com grande oferta, virada em casa de parentes e amigos não é “open bar”.

Deixe para ficar de porre depois que o novo ano tiver começado ou você correrá o risco de ficar preso ao ano que já não suporta mais. Bebedeira causa esquecimento e você não lembrará que tudo acabou e que nova possibilidade de cometer erros e fazer bobagens começou.

Se beber, não dirija, mas, principalmente, não mande mensagem ou faça ligação para: seu chefe, para um ex, para familiar ou amigo patriota que tenha votado no coisa ruim. Não torne seus primeiros momentos do ano um inferno, dilua a possibilidade em doses homeopáticas pelos próximos doze meses.

Acima de tudo, acredite que dezembro passa e que logo, logo, recomeçaremos e teremos onze meses antes de enfrentar um novo período de festas.

Boas Festas. Elas passam e nós continuamos. Aproveite que esse ano não tivemos eleições. Ano que vem é outra história.

Aceito sugestões para o Manual 2024. Podem sser enviadas por e-mail ou whatsapp.


Deixe um recado para a autora

voltar

Maria Avelina Fuhro Gastal

E-mail: avelinagastal@hotmail.com

Clique aqui para seguir esta escritora


Pageviews desde agosto de 2020: 254300

Site desenvolvido pela Editora Metamorfose