Manual básico de conduta para o mês de dezembro: apêndice 1 Natal


Maria Avelina Fuhro Gastal

Então é Natal. Ou quase.

Nestas horas que faltam, relaxe. Dezembro aniquila com todos. Não há corpo, mente ou bolso que saia ileso deste mês. Assuma que fez o seu melhor, não se cobre pelo que deixou passar.

Permita-se a se conectar com suas saudades. Lembre-se dos que partiram e que farão falta na hora da troca de presentes e dos abraços. Em algum Natal, nós seremos a ausência. Todos permanecem naqueles que estão conosco ou vem de nós.

Não esqueça de celebrar a continuidade da vida, esteja ela nas suas conquistas, na superação das dificuldades, nos novos membros que ampliam a família ou o círculo de amigos.

Natal é encontro, amor, mas, também, melancolia. Passamos por ele todos os anos e sobrevivemos.

Talvez alguns passem sozinhos, por opção ou por falta de uma. Seja como for, é apenas mais uma noite nas nossas vidas. Não jogue nela todas as suas expectativas, as preserve para as ações que possam modificar o que lhe desagrada ou entristece.

Não economize afeto. Traduza em palavras seu carinho pelas pessoas que o cercam. Valem mais do que qualquer presente.

Alegre-se e retribua toda a manifestação de afeto, afinal esse é o espírito do Natal. A sua essência está no gesto, no sorriso, no abraço e não no pacote com um lindo laço de fita qualquer.

Valorize o presente comprado pensando em você, as mensagens e ligações recebidas que fogem das felicitações impessoais. Faça desses carinhos o motivo para enfrentar e superar eventuais tristezas e sentimentos de solidão.

Pudesse eu fazer um texto pessoal para quem me leu ao longo desses anos, eu faria. De comum, teriam minha gratidão e o reconhecimento da importância de cada um na superação de momentos de fragilidade e insegurança.

Sei que para muitos aproxima-se a noite mais difícil do ano, enquanto para outros, a mais mágica. Seja qual for a sua percepção, de alguma forma estarei abraçando vocês em palavras.

Viva o seu Natal da melhor forma possível. Talvez não seja como você gostaria, mas ainda é o melhor momento do ano para expressarmos nosso amor e gratidão pela vida que nos trouxe até aqui.








Deixe um recado para a autora

voltar

Maria Avelina Fuhro Gastal

E-mail: avelinagastal@hotmail.com

Clique aqui para seguir esta escritora


Pageviews desde agosto de 2020: 254159

Site desenvolvido pela Editora Metamorfose